segunda-feira, 25 de julho de 2016




QUAL A DIFERENÇA ?


Na hora da compra sempre surge a dúvida sobre os alimentos Diet ou Light, a maioria das pessoas não conhecem a diferença entre eles e acabam os consumindo de forma errada. Os produtos Diet, são utilizados para fins especiais e são isentos de algum nutriente, como por exemplo, o açúcar, são indicados para as pessoas com diabetes ou com intolerância a glicose.

É importante sempre ficar atento ao rótulo desses alimentos, pois a quantidade de gordura pode ser muito maior do que o produto original. É por essa e outras razões que os alimentos Diet precisam ser consumidos com moderação. E os alimentos light são que aqueles que possuem 25% menos calorias que o produto original e não importa qual nutriente foi retirado da composição. São indicados para pessoas que estão em dieta com restrição de calorias.

O ideal para uma alimentação saudável é sempre dar preferência para os alimentos naturais, como frutas verduras, legumes e consumir os industrializados com moderação Hoje, mais do que nunca , é possível encontrar nas prateleiras dos supermercados uma infinidade de alimentos e bebidas com os dizeres “diet” ou “light”: desde leites, iogurtes, pães, geléias, refrigerantes, requeijão, até panetones, chocolates em geral, barras de cereais, etc.


O que são alimentos DIET?

Quando a palavra “diet” está estampada no rótulo de um alimento ou bebida, significa que existe a ausência total de algum ingrediente, que pode ser o açúcar, o sal, a gordura, etc. Assim, produtos específicos para diabéticos devem ser totalmente isentos de açúcar, para pessoas com problemas cardiovasculares, a restrição deve ser de gordura, e assim por diante…. Contudo, isso nem sempre quer dizer que ocorre uma redução nas calorias do produto em questão.


O que são alimentos LIGHT?

Os alimentos considerados “light” são aqueles com baixo teor de componentes (sódio, açúcares, gorduras, colesterol) e/ou calorias, ou seja, não são isentos totalmente como os “diet”. Por isso, esses alimentos não tem como finalidade atender as necessidades dietoterápicas, nem são indicados para dietas específicas. Os alimentos são classificados como “light” quando houver uma redução de pelo menos 25% da quantidade de um determinado nutriente e/ou calorias em relação ao alimento tradicional.

No caso de alimento sólido, no que se refere às calorias, o valor total da redução deve ser no mínimo de 40 calorias para cada 100g de alimento e para alimentos líquidos esse valor diminui para 20 calorias. Assim como os “diet”, os alimento “light” também podem causar confusão às pessoas mal informadas. Por exemplo, existem certos adoçantes “light” que podem colocar em risco a saúde de pessoas diabéticas, pois contém açúcares em sua composição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário